domingo, 10 de outubro de 2010

O OLVIDADO DIA DO PROFESSOR



Dia 15 de outubro lembra algo a vocês, leitores? Claro que não! Dia 12, sim, porque a maioria da população brasileira associa esse dia ao Dia da Criança. Todavia, o feriado justifica-se por conta da padroeira do Brasil, Nossa Senhora.
O Dia do Professor, comemorado anualmente no dia 15 de outubro, tem passado em brancas nuvens pelos alunos e acadêmicos, que fazem do professor o que ele é, verdadeiramente: um "facilitador" do conhecimento que se produz pelo próprio aluno ou acadêmico.
Tive bons professores de Filosofia, na época em que eu era acadêmica, mas tive, por felicidade, um Mestre, aquele do qual me lembro com frescor e com saudades, porque me emprestava seus livros, além de estar sempre à disposição de seus discípulos para ensinar, dentro e além do local de ensino.
Sinto que, às vezes, por desejo mimético, eu o reproduzo em algumas expressões e atitudes em sala de aula, já passados 25 anos de minha formação na graduação. Depois, tornei-me docente e me deparei com um aluno do qual jamais esqueci, porque aloprava as minhas aulas, com questões humoradas e muita poesia: o Dogival Duarte, Diretor do "Diário Regional".
Então estudande do curso de Letras, o Doge comparecia às aulas de Filosofia com seu jeito descontraído, brincalhão e avesso a qualquer forma obtusa de ser.... Aprendi com ele a ler os poemas do Patativa do Assaré, as contribuições à História da Cultura de Câmara Cascudo e, especialmente, a amar a poética de seu conterrâneo, Ferreira Gullar, que há pouco completou 80 anos.
Se vocês têm ainda contato com um ex-professor, que tenha sido verdadeiramente um Mestre para sua vida intelectual, cultural ou espiritual, façam contato com ele. Uma retomada dessas pode fazer a diferença na vida de um professor e revalidar os afetos construídos em tempos de sala de aula, além de retirá-lo do ostracismo e do terreno árido no qual jazem muitos professores, olvidados e precarizados, em um país em que, com Fies, Novo Fies ou Prouni, são poucos os que têm a chance de estudar e adentrar o maravilhoso mundo da leitura, da cultura e do conhecimento.
Parabéns aos professores, pela escolha magnânime que fizeram! Em tempos de bullying contra professores, no Brasil, ser professor pode abrir a porta da emergência traumatológica de uma vítima anônima.

Um comentário:

  1. O dia dos professores não foi tão esquecido mamis. Criei um kit específico para esse dia e o lancei essa madrugada. Depois dá um pulo no meu blog e veja o layout que fiz em sua homenagem. Bjus e te amo.

    ResponderExcluir