sábado, 30 de novembro de 2013

6º MISSISSIPI DELTA BLUES FESTIVAL, EM CAXIAS DO SUL

Fui, no final de semana passado, 23 e 24 de novembro, a Caxias do Sul. Meu querido ex-aluno da UNISC e amigo, Maurício Grassel, providenciou os ingressos para a noite final do Mississipi Delta Blues Festival, em sua sexta edição. Cheguei antes das 19h sozinha. Comprei uns souvenirs, tomei uma ceva gelada, peguei a cortesia do festival, fui ao Mississipi Delta Bar, mentor do festival, e flanei pelos vários palcos menores montados no complexo, além de aguardar um show internacional no palco maior. Antes de meus amigos de Caxias do Sul chegarem, encontrei um pessoal de Santa Cruz do Sul por lá e ouvi vários bluesmen. Estavam lá o famoso, e já idoso, James Wheeler (nascido na Georgia, em 1937), tocando com Bob Stroger, bluseiros americanos. Wheeler, abaixo, com seu terno amarelo e sua guita manhosa:


Depois, tive a oportunidade de ouvir a música do último pianista de blues vivo, já bem velhinho, Henry Gray (Louisiana, 1927), que encantou a todos, fazendo fotos com os jovens que o chamavam e autografando, antes de seu show no palco principal do festival. Deem uma checada nele:


Em um palco alternativo, ouvimos juntos, já com meus amigos, ao show da Blues Etílicos, do RJ, com Flávio Guimarães no vocal e na harmônica de boca. Já assisti a shows dessa banda inúmeras vezes em Porto Alegre, em Santa Cruz do Sul e no Rio de Janeiro duas vezes. Eles são cativantes e o Flávio é um bluseiro simpático e bala em  seu performance. Confiram os cariocas da Blues Etílicos abaixo
e uma foto minha com meus bros no festival:



Para encerrar a noite, assistimos juntos ao grande show de Eddy "The Chief" Clearwater (Mississipi, 1935), que entrou no palco com um cocar vermelho, fazendo composé com seu terno vermelho, e arrasou na guita canhota. Vejam abaixo:

No próximo ano, comprarei o passaporte para as três noites e farei uma imersão na cidade e no festival. Voilá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário