Capa: Hiago Silva (ES)
Estive em Santa Cruz do Sul em 30 de abril de 2025, data que marcava, então, o aniversário de falecimento de um dos artistas mais interessantes de sua geração, o saudoso Belchior.
Belchior passou uma década entre o Uruguai e o Sul do Brasil. Nos últimos quase quatro anos de sua vida, esteve em Santa Cruz do Sul/RS acolhido por um antigo amigo e fã dos anos 80, o jornalista, radialista e escritor Dogival Duarte. Esta é a matéria-prima do livro de Doge, os bastidores da estada de Bel em Santa Cruz do Sul, muitas conversas sobre a poesia, a literatura, a cena musical brasileira e as viagens...
Dogival é maranhense, na verdade, um retirante moderno como Belchior, que era cearense. A poética das canções de Belchior possui uma forte literariedade, que dialoga com várias tradições literárias clássicas e modernas.
O lançamento do livro na noite de 30 de abril foi um sucesso! Um pocket show de covers do Belchior ocorreu na ocasião, levando mais de cem pessoas a cantarem em uníssono os refrões das canções do bardo cearense.
Aos domingos, às 20h, Dogival Duarte é o mentor e locutor de um programa na Web Rádio Rural do Ceará, os "Labirintos Noturnos", no qual ele declama poemas, comenta as intertextualidades das letras de Belchior e veicula uma seleção do Cancioneiro Belchior, composto por um pouco mais de 130 canções registradas para o deleite da nação belchioriana.
Para os que quiserem adquirir o livro independente, de quase 400 páginas e com fotos inéditas ao final da edição, podem fazê-lo através de um contato direto com o autor pelo e-mail:
dogivalescritor@gmail.com