sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Festival de Cinema de Gramado!

Todos os anos assisto à entrega dos Kikitos pela TVE do Estado, sempre em um sábado de agosto. Sou tarada por cinema! Quando posso, dou uma passada em Gramado, durante o festival. No ano passado, eu e Rafael estivemos defronte ao Palácio dos Festivais, desde cedo, na noite da premiação (não estava frio!), aguardando para ver de longe a tietagem da galera! Vimos o Marcos Palmeira de longe e vários jornalistas conhecidos. Tive o azar de aparecer, de relance, no Programa Pânico na TV, exatamente quando o Christian "Prior" (o pior deles!!!!) passou pela gente, com microfone na mão, à cata de uma celebridade. Várias pessoas de Santa Cruz assistiram ao programa com imagens editadas em Gramado! Sujei minha reputação para sempre (estou em pânico!). Parece que neste ano, fora o frisson que o longa de estreia "Bróder" causou, não percebi preferências ou destaques! O que eu gostaria mesmo de ter visto e ouvido é a entrega de um Kikito ao Pereio, pelo conjunto de seu trabalho como ator. Aquele cara é único: língua caústica, desaforado, já muito além do Bem e do Mal, do alto de seus 69 anos (idade afeita às suas peripécias!). Ele comentou sobre o filme "Eu te odeio", que já acumula horas de depoimentos dos desafetos de Pereio. Muita gente leu na imprensa e não entendeu se é verdade ou mentira o tal do filme, que parodia o "Eu te amo", do Jabor, da época em que eu era menina, entrante na universidade. Vamos aguardar para ver o que a premiação reservará de frases feitas, falas clichês, um sobe-e-desce recursivo de alguns premiados, desfile de peles anti-ecológicas, os mesmos agradecimentos de sempre aos escassos recursos destinados à criação cinematográfica no Brasil, etc. a mesmice de sempre. De qualquer modo, não pude assistir à cobertura da TVE ao vivo. O que resta esperar é ler o último número da revista de Cinema, "Teorema", da qual um de seus mentores e crítico de cinema é o nosso Marcus Mello, natural de Santa Cruz do Sul, o Marquinhos, cara inteligente, bem-articulado e que luta pela manutenção dessa revista entre cinéfilos e simpatizantes do cinema!

2 comentários:

  1. Oi mãe.. vi sim a fotinho no seu orkut, até comentei por lá.. hehe Adorei.
    Quanto aos kits, eles servem para fazer os layouts de scrapbook. Aqueles que eu faço sabe. Então, para fazê-los preciso usar elementos e papéis (para fazer a composição), que eu pego de kits já prontos ou monto os meus próprios. Bjinhos

    ResponderExcluir
  2. Uma vez eu entrevistei o Jorge Furtado para um trabalho na faculdade (quando eu ainda cursava Comunicação). Entre as perguntas - mal formuladas, é claro, eu era iniciante - queria que ele comentasse sobre o Festival de Cinema de Gramado. Resumindo: ele me disse que era importante e tal, mas que não esperava grandes coisas, que para quem conhece o "meio" surpresas não existem nessa premiação. Senti que ele estava era dizendo que era "marmelada". Mudou meu jeito de ver o Festival.

    ResponderExcluir