quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Pistoia, cidade cultural da Itália em 2017!

Estive em Pistoia no final de semana de 20 a 23 de outubro. Cidade toscana, de quase 90 mil habitantes, fica a 30 minutos de trem de Florença. Fiquei hospedada no ótimo apartamento da Chiara, pelo Airbnb, num quarto privativo com banheiro compartilhado. A 50 metros da estação de trem e a 300 metros do centro histórico de Pistoia, pude aproveitar para passear em Florença no sábado, em Pistoia no domingo.
De origem romana, alguns comentam que Pistoia possa ter sido etrusca, como Fiesole, que fica a 20 minutos de Florença de ônibus. A esplanada do centro histórico é constituído pela Catedral de São Zeno (século X), do batistério, do Palazzo Comunalle, onde funciona a administração da cidade. Há outras igrejas, museus e
o mais interessante, que eu não visitei porque é distante, é o cemitério da FEB, no qual os corpos de 463 soldados brasileiros ficaram enterrados até a década de 60. Depois, foram removidos para o memorial que está no Flamengo, RJ. Há uma linda escultura no setor brasileiro, do cemitério de Pistoia, assinada por Olavo Martins, discípulo de Oscar Niemayer. A seguir, posto algumas fotos de Pistoia. Vale a pena visitá-la.


Um comentário: